A casa rosada de Monet

Hoje o post é cultural! Buenos Aires tem museus que valem muito a pena serem conhecidos.

O destaque de hoje vai para o  Museo Nacional de Bellas Artes (MNBA), um dos meus preferidos.

Um pouco de história:

O Museu Nacional de Belas Artes foi inaugurado em 1895 e sua primeira sede funcionou nas galerias  do Bon Marchei, onde na atualidade se encontram as Galerías Pacífico.

Abriu suas portas ao público um ano depois, em 1896, e desde então o patrimônio do museu começou a aumentar, tanto por aquisições quanto por doações.

Em 1932 o MNBA mudou à Casa de Bombas, sua atual localização. As reformas do edifício foram projetadas para que o ambiente causasse menor cansaço de atenção ou mobilidade do visitante, algo adotado nos museus europeus.

Atualmente o museu conta com 34 salas de exibição, 24 localizadas no térreo (2.000 m2), 8 no primeiro (2.200 m2) e 2 no segundo (410 m2). No térreo encontra-se a biblioteca especializada em arte, com um patrimônio de 150.000 volumes; enquanto no primeiro andar foi construído um auditório de 320 m2, onde são realizadas diferentes atividades artísticas. O museu conta com um patrimônio atual de 12.713 obras, (que compreendem pinturas, esculturas, tapetes, gravuras, desenhos e objetos) das quais menos de 700 estão expostas.

O museu conta com obras de gandes autores como RembrandtRubensRenoirCézanneMorandi, El GrecoRodinMarc Chagall entre outros gênios mundialmente reconhecidos da arte. Também há um grande acervo de obras dos mais destacados pintores e escultores argentinos como: Cándido López, Juan Carlos Castagnino, Benito Quinquela Martín, Fernando Fader, Ceferino Carnacini, Xul Solar, Emilio Pettoruti, Thibon de Libian, Lucio Fontana, Lino Enea Spilimbergo, Enrique Alonso, Raquel Forner, Prilidiano Pueyrredón etc.

Não tenho mais fotos dele pois não é permitida a entrada de câmeras no local. Mas para os curiosos, o site do museu oferece uma visita virtual.

Pra quem ficou curioso:

Museo Nacional de Bellas Artes

Av. Del Libertador 1473 – Recoleta

Terça a sexta : de 12.30 a 20.30 hs.
Sábados, Domingos : de 9.30 a 20.30 hs.
Segunda-feira : fechado

http://www.mnba.org.ar

Telefone de informes: 5288-9900

Entrada Gratuita

Anúncios