¡Que Macanudo!

Quem nunca ouviu falar dos famosos quadrinhos argentinos? Utilizados como forma de humor, de críticas ao governo ou até mesmo para tornar real o inimaginável. Dentre os mais famosos estão a querida menina prodígio Mafalda, Gaturro e os personagens de Liniers.

Este último, confesso, é o meu favorito e por isso dedicarei a ele o post.

Um pouco da história:

Liniers, é o pseudônimo de Ricardo Siri (Buenos Aires, 15 de novembro de 1973), cartunista argentino.Seu pseudônimo se deve ao fato de que o artista é descendente de Santiago de Liniers, vice-rei de Buenos Aires.

A primeira coisa que leu foram tiras de Mafalda e Tintin. Começou a desenhar por influência do cinema porque, segundo o próprio, “naquele tempo, quando íamos ver “Guerras nas Estrelas”, o desenho foi a melhor maneira de trazer para casa a Han Solo e R2D2, pois não havia dvd ou vídeos ”

Em 2002 começa a publicar Macanudo, onde aparecem pinguins e outros estranhos personagens. Muitos deles ganharam grande popularidade, como “El misterioso hombre de negro”, “Enriqueta y su gato Fellini”, “Alfio, la bola troglodita”, “Martincito y su amigo imaginario Olga” e o próprio Liniers, que se desenha a si mesmo como um coelho. Na maioria dos casos, os personagens aparecem periodicamente. Também realiza historinhas exclusivas contando feitos de sua vida cotidiana, que se publica na revista semanal “ADN Cultura” de La Nación todos os sábados: “Cosas que te pasan si estás vivo”.

Além disso conta com a publicação dos livros Macanudo 1, 2, 3, 4 e 5 por “Ediciones de la Flor” assim como também “Bonjour”. Lançou Macanudo 6 independentemente, através de “La Editorial Común”. Recentemente publicou o nº 7 de Macanudo pelo “Editorial Común”.

Esta presente nos jornais Folha de São Paulo (desde de 2010) e La Nación (desde 2002) em ambos com histórias diárias de Macanudo.

Quando, ainda no Brasil, fazia curso de espanhol, uma das expressões que aprendi foi:  ¡Que macanudo!, que significa: “Que extraordinário/magnífico!”. Bom, posso dizer que é exatamente o que eu acho das tirinhas em questão!

Adoro o humor e as mensagens que o artista passa através de seus desenhos. Minha preferida é a Enriqueta com o gato Fellini.

As ilustrações também estão presentes em produtos como bloquinhos, agendas, adesivos para notebook e iPhone.

Deixo vocês com algumas tirinhas e com os sites que frequento diariamente para me atualizar. Espero que gostem!

Sites: http://www.porliniers.com/ – Site oficial do desenhista

http://autoliniers.blogspot.com/ – Site com atualizações diárias da coluna do La Nación

http://macanudoliniers.blogspot.com/

Anúncios