Fala pro chefe que o doutor mandou!

Siesta!

Quem não gosta de tirar uma sonequinha depois do almoço? Por aqui é um costume bem comum (para ter uma ideia, desde ano passado há um “siestário” em Buenos Aires). Essa semana, pela  primeira vez, está sendo celebrada “La Semana de la Siesta”.

Mas antes de qualquer coisa, vamos a uma pequena definição (pra não perder o costume):

A siesta consiste em descansar alguns minutos (entre vinte e trinta, geralmente, mas pode chegar a durar algumas horas) depois do almoço. Este curto sono tem o propósito de reunir energias para o resto da jornada do dia. Está presente em algumas partes da Espanha e América Latina, mas também na China, Filipinas, Índia, Grécia, França, Oriente Médio e África do Norte.

O nome vem da expressão latina “hora sexta”, que designa o lapso do dia compreendido entre as 12 e as 15 horas, momento no qual é feita uma pausa nos trabalhos cotidianos para descansar e repor as forças.

 

O jornal Clarín, em uma reportagem dessa segunda-feira, afirma que, segundo especialistas, “a siesta ajuda na regeneração da pele, a manter o desejo sexual, evitar o sobrepeso e a diminuir a pressão arterial”. Além disso melhora o rendimento no trabalho e impulsiona o bom humor.

Então vamos celebrar!

Estão sendo realizadas várias atividades para que as pessoas aprendam a relaxar e fazer do cochilo uma forma de enfrentar o déficit de sono que a sociedade sofre a noite, recuperando, assim, o sono noturno (perdido ao ver muito tempo de TV, usar o computador ou trabalhando mais horas do que o recomendado).

Pra você não ficar assim...

 

Circuitos de siestas personalizados, aulas para controle de stress e meditação, siestas em contato com a natureza, a programação é bem extensa. Mas para quem não pode aproveitar ou está longe, aqui vão algumas dicas dos palestrantes:

* Evite tomar café depois de comer porque ele acaba com o sono;

* O despertador é necessário para não dormir mais que 90 minutos (mais tempo pode causar insônia a noite) e evitar o medo de não acordar;

* Use uma manta para não ter frio quando acordar.

 

Pra quem ficou curioso:

www.semanadelasiesta.com.ar

 

 

Anúncios