Não acrescente mais uma estrela ao céu

Sempre escrevo aqui no blog o quanto gostamos de andar pelas ruas sem destino, dispostos a encontrar novos lugares, ruas desconhecidas, paisagens escondidas.

Nessas andanças, sempre me encantava encontrar uma placa de trânsito bem peculiar que existe por essas bandas: uma simples estrela amarela. Não sabia o porque dela estar ali, mas para mim, representava de certa forma uma delicada inclusão a paisagens muitas vezes tão tumultuadas.

Há pouco tempo descobri o verdadeiro significado: estas placas são colocadas em locais onde ocorreram acidentes de trânsito com vítimas fatais.

A campanha “Depende de você não acrescentar mais uma estrela ao céu” existe desde 2011 e é uma iniciativa do governo e de algumas ONG´s, com o objetivo de prevenir e conscientizar as pessoas sobre as consequências da imprudência no trânsito.

Buenos Aires é uma cidade bem conturbada no que diz respeito ao trânsito. Alguns motoristas de ônibus dirigem sem medo algum e os jornais anunciam alguns atropelamentos com certa frequência. Portanto cuidados básicos nunca são demais, certo?

Essa é Buenos Aires. Delicada e criativa até nas circunstâncias mais tristes.

Fonte: Clarín 29/01/11 http://www.clarin.com/ciudades/Estrellas-amarillas-nueva-transito-porteno_0_417558410.html

Anúncios