Um local de paz em plena Plaza de Mayo

Quando falamos na Plaza de Mayo o que vem na cabeça da maioria das pessoas que conhecem ou pretendem conhecer Buenos Aires? A Casa Rosada,certo? Mas particularmente, meu canto preferido nessa região é a Catedral Metropolitana.

 

Catedral Metropolitana de Buenos Aires é o principal templo católico da Argentina. Foi fundada em 1580. Passou por uma série de demolições e reconstruções até chegar a atual (que acredite se quiser, é a sétima versão construída no mesmo terreno).

Catedral de Buenos Aires em 1817. Aquarela da época por Eliot
Fonte: Instituto Nacional Sanmartiniano

Catedral de Buenos Aires em 1929
Fonte: Monumenta iconografica. Buenos Aires: Emecé Editores, 1985 Autor: Charles Henri Pellegrini

O que me encanta no local é a variedade de detalhes. Cada vez que passo por lá descubro um novo ângulo do que já parecia totalmente explorado. Por exemplo: descobri que as doze enorme colunas localizadas na entrada representam os doze apóstolos.

Um dos vários mosaicos do chão

 

No interior da catedral encontra-se o mausoléu no qual estão os restos mortais do General San Martín , importantíssimo por aqui devido ao fato de ter participado ativamente dos processos de independência da Argentina, do Chile e do Peru. Faleceu no dia 17 de Agosto de 1850 e esse é o motivo pelo qual é feriado na Argentina nesta data (porém não é um feriado fixo,ou seja, sempre é passado para a segunda-feira mais próxima. Meio maluco mas com o tempo a gente se acostuma!).

Mausoléu do General San Martín

 

Independente da religião, acredito que vale a pena a visita pois é uma construção belíssima! A sensação de calma e paz lá dentro é incrível, mesmo com a enorme quantidade de turistas. E isso me remete a um aviso: apesar de ser um ponto turístico é acima de tudo um local de orações. E por isso há algumas pessoas da própria catedral que ficam circulando e reforçando este ponto com alguns turistas mais empolgados(se é que podemos descrever assim). Ou seja: nada de fotos durante as missas! Isso porque já vi essas simpáticas pessoas colocando a mão na frente da lente das câmeras sem dó nem piedade.

Na homepage oficial há informações sobre visitas guiadas e concertos. Para quem tiver um pouco mais de curiosidade, o site possibilita uma visita virtual.

Pra quem ficou curioso:

Catedral Metropolitana de Buenos Aires – Av Rivadavia com San Martín, em frente a Plaza de Mayo. No site há uma enorme lista de ônibus (colectivos) e estações de metrô (subte) que permitem chegar até o local.

Segunda a sexta – 7:30 a 18:30

Sábado e domingo – 9 as 19:00

Visitas guiadas: de segunda a sexta as 11:00.

http://www.catedralbuenosaires.org.ar/

 

Anúncios