O rei das panquecas

Perto de nossa casa, havia um restaurante com ares sofisticados, muito sóbrio porém com um menu que prometia.

Sempre adiamos uma possível visita. Até que um dia decidimos. E nos deparamos com um outro restaurante, super colorido e com um simpático senhor ilustrando a fachada do local.

O nome? Lo de Carlitos, el reye de los panqueques.

Descobrimos que tratava-se de uma rede de sucesso, alguns amigos frequentavam e eram fiéis ao local. Ok, vamos provar!

Mas quem é Carlitos? Vamos a história deste simpático senhor:

Carlos Ciuffardi, “Carlitos”, começou sua carreira gastronômica em 1965 em Villa Gesell (que fica a 380 km da cidade de Buenos Aires) em um pequeno local chamado “La Maratona”. Como todos perguntavam por ele, passaram a chamar de “La Maratona de Carlitos”.

Somente quinze anos depois, quando o restaurante fechou, Carlitos abriu com a ajuda de seus filhos, seu próprio local  e o chamou de “El amanecer de Carlitos y sus hijos”. O lugar ficou famoso entre os jovens que ao voltarem de suas noitadas, iam até o restaurante para comer as famosas panquecas de Carlitos,feitas por ele em pessoa, no café da manhã.

Em 1982, Carlitos inaugurou o primeiro restaurante em Buenos Aires.

Inventou mais de 600 panquecas, hambúrgueres, sanduíches e sucos. Segundo ele, começou na cozinha fazendo de tudo e todas as ideias partiam dele, sempre gostou de inventar receitas. Seus filhos lhe diziam: “Vai dar certo,papai?” e sim,sempre deu!

                                              Fonte: página oficial de Lo de Carlitos

A foto do famoso Carlitos estampa uma das paredes do restaurante

Infelizmente as panquecas não são mais feitas por ele. O famoso cozinheiro faleceu em 2010 mas deixou seu legado muito bem estruturado.

O cardápio é de deixar qualquer pessoa perdida. São realmente várias opções de panquecas salgadas e doces. Há opções de frango, queijo, ricota, linguiça, presunto de Parma, presunto cozido, doce de leite, mousse de chocolate e por aí vai. Cada uma dessas opções é subdividida em pelo menos 5 tipos de panquecas. Sentiu o drama? Pra facilitar, cada uma delas é identificada com um número e algumas estão dedicadas a personalidades que vão desde as avós da Plaza de Mayo até o Maradona.

Decoração das paredes: alguns dos sabores oferecidos representados através da arte do fileteo

Não me lembro dos número, mas os pedidos foram:

*Panqueca de presunto de Parma, rúcula, queijo e tomate

* Panqueca de queijo, tomate e orégano

As porções são generosas e o sabor incrível! A massa é super leve e fica entre a de panqueca e a de crepe. O atendimento é muito bom e os pedidos são entregues bem rápido (lembrando que fomos em um dia de semana). A surpresa foi tão positiva que não resistimos e provamos uma doce: doce de leite com crema coberta com chocolate.

Prepare-se porque as cenas são fortes…

Melhor panqueca doce que já provei! Não é enjoativa, doçura no ponto certo! Sugiro que, se possível, divida com alguém (já que é a porção continua sendo generosa!).

Recomendadíssimo e com certeza voltaremos. O local também é indicado para levar a criançada, pois conta com um espaço devidamente equipado com alguns brinquedos.

O cardápio também possui várias opções de sanduíches e hambúrgueres.

Pra quem ficou curioso:

Lo de Carlitos – Charcas 3702 (esquina com Julian Alvarez) – Palermo

Há outras filiais com endereço no site.

http://www.lodecarlitos.com/

Anúncios