El Sanjuanino: as empanadas mais famosas(e gostosas)da cidade

As empanadas aqui são um patrimônio. Não existem festinhas, reuniões, aniversários sem elas.

Pra quem não sabe do que estou falando: as empanadas são uma espécie de pastel assado e que possuem várias opções de recheios. Carne picada em pedacinhos (e não moída), presunto e queijo, frango e a de milho (humita) são alguns dos sabores mais famosos. Os argentinos não possuem aquela vasta opção de salgados que estamos acostumados (nada de coxinha, croquete, pastel). Aqui ela é a única opção na categoria.

Já comemos muitas empanadas nesse tempo que estamos aqui. E na maioria das vezes, as melhores foram provadas em pizzarias. Mas tínhamos um local que queríamos muito conhecer e que é classificado como “uma das melhores empanadas de Buenos Aires”. O lugar? El Sanjuanino.

Foto: reprodução

A primeira vez (já deu pra perceber que ficamos fãs) fomos na sede da Recoleta com alguns amigos. Fica ali perto da Plaza Francia (onde tem a feirinha nos fins de semana) e do Cemitério da Recoleta e por isso, nos fins de semana, tem fila e a grande maioria são brasileiros. É concorrido mas conseguimos lugar bem rápido.

Devido a grande quantidade de brasileiros, os garçons se viram bem no português. Fomos atendidos por um senhor: simpático e com várias piadinhas. Evite o assunto futebol com ele. Vai por mim…

"Comer muito é pecado da gula. Não comer no Sanjuanino é pecado da ignorância"Sim,eles sabem o sucesso que fazem...

“Comer muito é pecado da gula. Não comer no Sanjuanino é pecado da ignorância”
Sim,eles sabem o sucesso que fazem…

Estávamos ali para provar as famosas empanadas e principalmente o diferencial deles: as empanadas fritas!

Pedimos apenas duas, para provar se realmente era tudo isso que falavam: uma caprese assada e uma frita de carne suave.

Caprese

Caprese

Empanada frita de carne suave

Posso dizer, sem dúvidas, que são as melhores empanadas que já provei! As fritas são incríveis! A massa fica entre a de uma empanada e a de um pastel.

Os preços? As assadas saem por 7 pesos cada e a frita por 8 pesos (valores novembro 2012).

Depois desse dia, fomos na sede de Palermo. Lá eles não fazem as fritas. Provamos a de humita (milho) e a de queijo com cebola. Também são ótimas o que prova que a qualidade está presente em todos os sabores.

O carro chefe do local são as empanadas. Mas eles também servem pratos como o tradicional locro, bife de chorizo (com guarnição sai na média de 66 pesos; valor novembro 2012), milanesas e massas.

Pra quem ficou curioso:

El Sanjuanino – Posadas 1515 – Recoleta

Sánchez de Bustamante 1788 – Palermo

Anúncios