Confeitaria Colombo, um verdadeiro patrimônio!

Se me perguntarem um local imperdível para se conhecer no RJ, direi sem dúvidas: Confeitaria Colombo.

Claro que há outros locais incríveis, mas em sua grande maioria, tem como atração principal esse visual incrível de meu Deus dado a cidade. Exemplos: Pão de Açúcar, Cristo Redentor, as praias (Copacabana, Ipanema, Leblon), aterro do Flamengo e por aí vai.

Mas a Confeitaria Colombo, além de ter um menu de deixar qualquer um babando, retrata uma parte da história carioca.

Confeitaria Colombo Centro Rio de Janeiro

Confeitaria Colombo Centro Rio de Janeiro

Confeitaria Colombo Centro Rio de Janeiro

A Confeitaria Colombo fica localizada no centro histórico do Rio de Janeiro. Pertinho dele estão o Teatro Municipal, a Biblioteca Nacional e o Museu Nacional de Belas Artes.

Foi fundada em 1894 pelos imigrantes portugueses Joaquim Borges de Meireles e Manuel José Lebrão, época esta na qual a cidade do Rio de Janeiro era a capital da República. Entre 1912 e 1918 seus salões receberam enormes espelhos de cristal, vindos da Bélgica, emoldurados por frisos de jacarandá. Em 1922 suas instalações foram ampliadas com a construção de um segundo andar, no qual foi instalado um salão de chá.

Confeitaria Colombo Centro Rio de Janeiro

Entre os clientes famosos da confeitaria estão Chiquinha Gonzaga, Olavo Bilac, Rui Barbosa, Villa-Lobos, José do Patrocínio, Gertúlio Vargas, Juscelino Kubitschek, entre outros.

Conosco sempre funciona assim: ao chegar, ficamos alguns minutos admirando tamanha grandiosidade. Os detalhes do teto, os espelhos, as porcelanas, as fotos de antigamente…

Confeitaria Colombo Centro Rio de Janeiro

Confeitaria Colombo Centro Rio de Janeiro

O cardápio mostra bem o clima do lugar…

Confeitaria Colombo Centro Rio de Janeiro

Daí começa a parte mais difícil: escolher o que pedir. Pra começar, uma limonada e um suco delicioso de melancia.

Confeitaria Colombo Centro Rio de Janeiro

Para comer fomos de sanduíche: Seu Pereira (pão francês, frango grelhado, queijo, rúcula e pasta de tomate seco) e Seu França (pão francês, peito de peru, brie, rúcula e geleia de damasco).

Seu Pereira: frango grelhado, queijo, alface e pasta de tomate seco

Seu Pereira: frango grelhado, queijo, rúcula e pasta de tomate seco

Seu França: pão francês, peito de peru, brie, geleia de damasco

Seu França: pão francês, peito de peru, brie, rúcula e geleia de damasco

Deliciosos! Podem vir acompanhados de salada verde ou batatas fritas.

Se a fome não for tão grande, os salgados também são ótimas pedidas. O folheado de frango com palmito e o pastel de espinafre com ricota são incríveis. A coxinha cremosa também faz muito sucesso entre os clientes.

Balcão de salgados

Comer no balcão tem seu charme…

Tá tudo muito bom, tá tudo muito bem, mas já que estamos em uma confeitaria, não pode faltar a sobremesa! Daí começa a dúvida parte 2!

Tarteletes, brigadeiro, brownie, bombas...

Tarteletes, brigadeiro, brownie, bombas…

A ala adolescente da família sempre vai de brownie (casquinha grossa por fora e cremoso por dentro, não tem erro!). Como elas não estavam presentes no dia, “só” pedimos o Pudim Suíço. Porque está entre aspas? Porque é uma senhora fatia de pudim! Pra quem não conhece, conto como é: trata-se de uma base de bolo (ainda não identificado, acreditamos que seja um bolo a base de maisena devido a leveza) com uma camada de pudim de leite. Não tenha preconceitos! Se joga! 10 entre 10 pessoas apresentadas a ele se encantaram!

Pudim Suíço

Pudim Suíço

Doce na medida certa! Um bolinho super leve com um pudim não muito doce. Sucesso absoluto!

Atenção: ele não consta no cardápio. Mas sempre tem, pode pedir pro garçom!

Por falar em garçom: sempre fomos super bem atendidos no local. Eles tem a maior paciência, tiram milhões de fotos por dia para os turistas e conhecem bem o cardápio.

Atualmente a confeitaria é dividida em 3 partes: o salão principal (que é esse das fotos; mais luxuoso, cheio de espelhos e porcelanas), um salão no segundo andar (no qual geralmente há um buffet com almoços mais elaborados) e o salão novo. Este último é bem simples, sem o luxo dos outros dois. Tem a vantagem de servir almoços executivos, com uma excelente relação custo benefício. Já comemos algumas vezes, são cerca de 3 opções por dia. Pra mostrar como tudo o que fazem por lá é bom e bem feito, um exemplo apetitoso:

Exemplo de almoço executivo: arroz, feijão, farofa e picadinho ao molho madeira

Exemplo de almoço executivo: arroz, feijão, farofa e picadinho ao molho madeira

Saborosos, uma porção boa para uma pessoa e ficam ao redor dos 18-25 reais (janeiro 2013).

Fãs de todo o menu (tem waffles maravilhosos e um chá da tarde que ainda queremos provar), somos suspeitos para falar sobre o lugar. Há outra filial, mais recente, localizada no Forte de Copacabana. O visual é incrível (com toda a orla de Copacabana e Leme) mas ainda preferimos essa do Centro da cidade. Afinal, a Colombo não é apenas uma confeitaria. É um verdadeiro patrimônio carioca.

Pra quem ficou curioso:

Confeitaria Colombo – Rua Gonçalves Dias, 32 – Centro

De 2ª à 6ª feira: de 09:00 às 20:00h
Sábados e feriados: de 09:00 às 17:00h

Como chegar?

  • De metrô: Estação Carioca
  • De carro: estacionamento no Terminal Menezes Cortes
  • De ônibus: várias linhas disponíveis na Av. Rio Branco

Para maiores informações (incluindo localização da Colombo do Forte de Copacabana) : www.confeitariacolombo.com.br

Anúncios