Jardín Botánico: o jardim dos gatos

Sabe quando você tem aquele cantinho querido, que não sabe bem explicar o porque de gostar tanto, que é turístico mas parece que os turistas não dão o devido valor? Pois bem, hoje o post é sobre um dos “lugares-xodós” que temos aqui em Buenos Aires: o Jardín Botánico.

Jardín Botánico Palermo Buenos Aires

 

Um pouco da história do lugar…

O Jardín Botánico Carlos Thays foi inaugurado em 7 de setembro de 1898. Sua extensão é de 69.772 m² e possui mais de 5.500 espécies vegetais. Além disso conta com numerosas esculturas como “La Primavera”, “Loba Romana”, “Mercurio”, “Venus”, entre outras.

Em 1996 foi declarado Monumento Histórico Nacional.

Curiosidades: * Carlos Thays redescobriu, no próprio Jardim Botânico, o sistema de germinação industrial da erva mate, processo este perdido na época dos jesuítas.

* Além dos jardins romano, francês e oriental, existe um “Jardim dos Sentidos” inteiramente pensado para deficientes visuais. Nele existem espécies aromáticas e texturizadas.

Jardín Botánico Palermo Buenos Aires

 

Jardín Botánico Palermo Buenos Aires

Estufa premiada em 1900 na Exposição de Paris, por sua arquitetura. Nela estão expostas algumas espécies de orquídeas. Em 1996 foi declarada Monumento Histórico Nacional.

O edifício central funciona como administração do jardim. Ali está presente a biblioteca (que conta com 1000 livros e 10.000 publicações de todo o mundo, disponíveis para os visitantes) e o museu do jardim.

 

Jardín Botánico Palermo Buenos Aires

 

Jardín Botánico Palermo Buenos Aires

 

Próximo ao edifício administrativo encontra-se uma das esculturas mais importantes do jardim: a Saturnalia.

Saturnalia

Saturnalia

A Saturnalia é uma obra italiana de Ernesto Biondi (de 1900), exposta na Galeria de Arte Moderna de Roma. Estão representadas dez figuras (em tamanho real) de distintas classes sociais da Roma antiga: escravos, prostitutas, gladiadores e patrícios participando da Saturnalia, festa em homenagem ao deus Saturno. Era uma festividade onde se comia e bebia em abundância, seguida por uma orgia desenfreada. Obviamente a obra recebeu críticas devido a temática polêmica.

Em 1907 o argentino Hernán Cullen Ayerza , que havia estudado com Biondi, propôs a realização de uma cópia para a cidade de Buenos Aires. A escultura chegou a Buenos Aires em 1910 e ficou na alfândega até 1912, devido ao tema da obra. Quando foi liberada, Ayerza a colocou nos jardins de sua casa. Com a sua morte, foi doada ao Museo Nacional de Bellas Artes que então a encaminhou a municipalidade. Diretamente a enviaram a um depósito. Em 1963 foi exposta no Club Ciudad Buenos Aires, mas durante a ditadura militar, voltou a ser censurada e ficou em um depósito municipal, coberta por esterco. Somente em 1987, com uma democracia implementada, a obra foi resgatada e em 1988 chegou ao Jardim Botânico.

Jardín Botánico Palermo Buenos AIres

 

Uma curiosidade do lugar é a presença de muitos gatos. Em minhas pesquisas, encontrei um blog que relata que mais de 100 gatos vivem no jardim. Sim, vivem! São abandonados nos terrenos e por ali ficam. Há um grupo de pessoas que cuidam deles (já presenciei uma distribuição de rações e patês para eles. Acredito que a dona deste blog era a chefe da missão), aceita doações e procura lares para os animais.

Jardín Botánico Palermo Buenos Aires

Jardín Botánico Palermo Buenos Aires

Os gatos estão por todos os lados…

É um jardim botânico relativamente pequeno mas ótimo para sentar-se, ler um livro, tomar um solzinho nos dias frios. A grande verdade é que os moradores aproveitam muito mais do que os turistas. Não são permitidas a entrada de animais, comida e bicicletas.

Pra quem ficou curioso:

Jardín Botánico Carlos Thays – Av. Santa Fe 3951 – Palermo ( há uma entrada pela Praça Itália, pertinho do Zoo de Buenos Aires).

Horários: Verão – Segunda a Sexta: 8h as 19h / Sábados, domingos e feriados: 9:30h as 19h

Inverno: Segunda a Sexta: 8h as 18h / Sábados, domingos: 9:30h as 18h /Feriados: 11h as 18h.

http://jardinbotanico.buenosaires.gob.ar/

http://gatosdelbotanico.blogspot.com.ar/

Anúncios