Cafe San Juan: entre skates, tangos e comidas de autor

Quem acompanha o blog pelo facebook, viu que quinta-feira completamos dois anos em terras argentinas. E hoje chegamos ao post número 100!

São duas celebrações que remetem a um post especial: Café San Juan.

Foto:reprodução

Foto:reprodução

Alguns devem estar se perguntando: mas porque especial? Bom, pra quem não conhece, o Cafe San Juan é um restaurante bem famoso e concorrido. Isso porque o chef (e dono do estabelecimento) é uma celebridade. Além de ser super-renomado, possui um programa (no canal a cabo Utilisima) no qual mostra o dia a dia do restaurante ou viaja pela Argentina cozinhando.

Leandro Cristóbal, o Lele, é uma figura a parte: skatista, cheio de tatuagens e quando chega ao restaurante, escolhe qual boné vai utilizar para cozinhar. Em uma entrevista disse que “é um cara que aparece cozinhando na tv, não é um rockstar”. Mas não é bem assim. Aprendeu a cozinhar sozinho, montou um restaurante e cada passo que dá no local, é seguido atenciosamente pelos clientes. Quando a cozinha fica calma, sai pra dar uma espairecida e é seguido por clientes com suas máquinas, loucos por uma foto. Se acha ruim? Não, posa para todas!

Chef em ação! As geladeiras são todas cobertas com imãs e adesivos do mundo skatista...

Chef em ação! As geladeiras são todas cobertas com imãs e adesivos do mundo skatista…

O restaurante é pequeno, apertadinho mesmo. As filas são grandes. Então, paciência!

Ao entrar, nos deparamos com a cozinha toda aberta para que os olhos curiosos possam acompanhar todos os movimentos do chef famoso. O menu é outra curiosidade a parte: em uma lousa, todo escrito a mão de acordo com os pratos do dia.

as lousas geram um pouco de pressão na hora de escolher... por outro lado, dá pra aproveitar que o garçom/garçonete está ali segurando o menu e tirar todas as suas dúvidas sobre os pratos...

As lousas geram um pouco de pressão na hora de escolher… por outro lado, dá pra aproveitar que o garçom/garçonete está ali segurando o menu e tirar todas as suas dúvidas sobre os pratos…

Não íamos de entrada, mas a garçonete disse que os pratos iam demorar um pouco já que era domingo e o lugar estava lotado. Fomos de brusccheta de tomate seco com brie.

Cafe San Juan San Telmo Buenos Aires

Delícia, delícia, delícia! Começamos bem!

Para continuar com os trabalhos, pedimos:  Truta rosada envolvida em bacon com cenouras glaceadas e mandioca crocante (era algo assim,não me lembro bem…).

Cafe San Juan San Telmo Buenos Aires

Fetuccini amarelo com pesto de rúcula e castanhas, abobrinha grelhada, tomates  cereja e queijo de cabra.

Cafe San Juan San Telmo Buenos Aires

Crepes de tomates defumados, recheados com queijo de ovelha, ricota e tomates confitados.

Cafe San Juan San Telmo Buenos Aires

A foto não está boa… a porção é de dois crepes e a foto foi tirada após a divisão…

Peço desculpas porque as fotos não estão das melhores. Chame de emoção, chame de pressa ou foto by celular.

Todos os pratos eram ótimos, com um tempero marcante! O peixe no ponto, o macarrão com um sabor incrível e o crepe super leve.

Satisfeitos mas ainda sedentos por uma sobremesa. Qual? Terrine de chocolatecom chantilly e amêndoas.

Cafe San Juan San Telmo Buenos Aires

Socorro, o que era esse doce? Delicioso!!!! Pra descrever: é uma espécie de mousse de chocolate com chantilly e umas amêndoas caramelizadas… Prove!

Foi aprovado mas com um porém: o preço. É um pouco salgado pro bolso (os preços do menu exibido são de fevereiro de 2012). Claro que se pensarmos que é um chefe renomado, astro da tv, com um atendimento ótimo, comida totalmente fresca (podemos provar e comprovar assistindo os programas dele) e da melhor qualidade. Vale a pena pela experiência!

Na hora de pagar a conta, descobrimos que os pais do chef são responsáveis pelo caixa (tudo em família) e que somos os últimos a sair. Demora para comer?Não, estratégia pra conversar com o “Lele”! Super simpático, agradeceu a presença, perguntou se comemos bem, se fomos bem atendidos e posou pra foto! (que para nossa tristeza não foi salva no celular, uma peripécia do mundo moderno).

Fica a “difícil” tarefa de ter que voltar no novo Café San Juan (ainda em construção, será uma cantina) para tirar uma nova foto. Ai como a gente sofre…

Pra conferir melhor o trabalho do Lele, deixo um vídeo dele elaborando um menu para um evento (confesso que assim que chegamos a BsAs, tínhamos uma meta: entender tudo o que o cozinheiro falava! É de uma rapidez incrível! Foi uma conquista, deu o maior orgulho o dia que vimos um programa inteiro sem dúvidas! Fui boazinha e escolhi um vídeo com uma fala lenta…)

Pra quem ficou curioso:

Cafe San Juan – Av San Juan 450 – San Telmo (quase esquina com a calle Defensa).

Horario: Terça a domingo de 12h a 16h e de 20h até o último cliente.

Só aceita pagamento em dinheiro!

Obs: com as gravações do programa, não dá pra dizer ao certo quando o chef estará presente no restaurante. Infelizmente temos que contar com a sorte.

Aos domingos, devido a famosa feira de artesanato de San Telmo, o restaurante fica lotado e com filas de espera. Nos dias de semana o movimento é mais tranquilo.

Anúncios