Jardín Japonés: um pedacinho do Japão em Buenos Aires

Que Buenos Aires tem uma paisagem incrível, vocês já estão cansados de saber. Suas praças e jardins são lindos, dignos de porta retratos e mil fotos na memória das máquinas digitais. Já contei sobre o Rosedal e Jardín BotánicoMas faltava um deles, que fica ali pertinho, anexado ao enorme (e lindo também) Parque Tres de Febrero: o Jardín Japonés.

Jardim Japones Palermo Buenos Aires

Jardín Japonés se localiza na região do Parque Tres de Febrero, em Palermo. Foi construído em 1967 devido a visita do então Príncipe herdeiro Akihito e sua esposa Michiko, atuais Imperadores do Japão.

É um daqueles lugares que você pode visitar mil vezes e nunca deixar de se deslumbrar. Super conservado, lindo, de uma paz sem igual. Sério, parece que você foi transferido a um mundo paralelo, tamanha tranquilidade.

Jardim Japones Palermo Buenos Aires

Jardim Japones Palermo Buenos Aires

Jardim Japones Palermo Buenos Aires

Jardim Japones Palermo Buenos Aires

A entrada é paga, mas vale a pena! Todo o dinheiro arrecadado é destinado à manutenção do Complexo Cultural e Ambiental Jardim Japonês, administrado pela Fundação Cultural Argentino-Japonesa.

Além das plantas, o local conta com um centro de atividades culturais. Já presenciamos karaokê japonês (divertidíssimo!), exposições de cerâmicas, de flores, aulas de origami, entre outras atividades. Se bater uma fominha, na casa principal funciona um restaurante com a tradicional cozinha japonesa. Além disso há um viveiro que vende bonsais e comida para as carpas. Se as crianças fizerem parte do passeio, garanto que vão se divertir com os peixes famintos…

Perto do quiosque, há um “Oráculo da Sorte”. Você compra seu papelzinho, escreve seu pedido e o pendura no oráculo!

Jardim Japones Palermo Buenos Aires

Nas minhas pesquisas sobre a história do lugar, descobri que as pontes constituem símbolos: dizem que a vermelha, localizada no meio do jardim, é chamada Puente de Dios (Ponte de Deus) e representa o caminho para o paraíso. No mapa consta apenas como Puente Curva. Mas como gostei da versão do paraíso, vamos acreditar! A outra ponte é chamada Puente Truncado e conduz à “ilha dos remédios milagrosos”.

Jardim Japones Palermo Buenos Aires

Quem estiver por aqui entre julho e setembro, vai se encantar com as flores. Em julho, a famosa Sakura dá seu show e deixa o jardim totalmente rosa e branco. Em setembro, a primavera faz seu papel e as azaleias florecem!

Sakura

Sakura,sua linda!

Mas isso não significa que o passeio é dispensável nos outros meses! O Jardín Botánico é, e sempre será, um passeio lindo e com ótimas fotos!

No site oficial, há um calendário com toda a programação do lugar. Há a visita guiada que acontece todos os sábados e domingos as 11h com saída desde a entrada principal (em dias de chuva é suspensa).

Pra quem ficou curioso:

Jardín Japonés – Av. Figueroa Alcorta e Av. Casares.

Como chegar: * De ônibus com as linhas: 10, 15, 37, 59, 60, 67, 93, 95, 102, 108, 118, 128, 130, 141, 160, 188.

* De metrô: linha D – estação Scalabrini Ortiz (fica a aproximadamente 8 quadras do metrô).

Horário de funcionamento: todos os dias de 10 a 18 hs.

Entrada (preços de abril de 2013): $ 24 pesos
Menores de 12 anos- GRATIS
Aposentados e pensionistas maiores de 65 anos – GRATIS (com apresentação de documento)

Site: www.jardinjapones.org.ar/

Anúncios