Receitas argentinas: Medialunas para todos!

Imagina a seguinte situação: você vem pra Buenos Aires, come todos aqueles quitutes, acabam as férias, você volta pra casa e… “quero aqueles pães, bifes, batatas, doces todos de volta!!!”. Certo? O mesmo acontece com quem nunca veio mas escuta os amigos, parentes e blogs falando da tal comida.

Pensando nisso, tem uma categoria nova no ar!!! Agora vocês vão encontrar por aqui algumas Receitas argentinas. Todos os clássicos da culinária argentina, pra você reproduzir aí na sua casa e não passar tanta vontade.

Abrindo os trabalhos, elas que fazem parte do desayuno: medialunas!

Pra quem não conhece: são pães parecidos com croissants. Há a versão doce (medialuna de manteca), a salgada (medialuna de grasa) e a recheada (com doce de leite, goiabada, creme). A receita de hoje é a de manteiga, a mais comum e presente nos hotéis e cafés da cidade.

Medialunas de Manteca

Foto: Planeta Joy

Massa

* 500g farinha

* 5 g de sal

* 50 g de açúcar

* 30 g de fermento biológico

* 250 ml de leite

* 15 g de mel

* Essência de baunilha  a gosto

Empaste

* 200 g de manteiga

* 25 g de farinha

Para pincelar

* Gemas

* Leite

* 300 g de açúcar

* 300 ml de água

Modo de preparo

Massa

Em uma superfície lisa, despeje a farinha. Forme uma cratera no centro e coloque o sal, o fermento biológico dissolvido no açúcar (juro que se misturar os dois, eles vão se dissolver e assim ficará muito mais fácil incorporá-los a farinha), o leite, o mel e a essência de baunilha. Amassar até formar uma massa homogênea, que não grude nem na mesa, nem nas mãos. Cobrir a massa com papel filme e deixar descansar por 20 minutos.

Empaste

Amassar a manteiga com a farinha até  ficar homogêneo.

Abrir a massa em uma forma retangular e colocar o empaste no centro. Envolver o empaste com a massa (como se fosse embrulhar um presente) e esticar (uma vez) a massa com um rolo. Reservar na geladeira por uma hora. Repetir essa técnica (abrir a massa, dobrar como um presente) por 3 vezes, com descansos de uma hora na geladeira.

Esticar a massa até obter 2mm de espessura. Cortar triângulos com 6cm de base e 10cm de altura.

Enrolar os triângulos da base até a ponta, para formar as medialunas (meia luas).

Colocar em formas untadas com manteiga, segurando as medialunas pelas pontas e as fechando para dentro (dando a forma de uma letra C ). Colocar cada medialuna sobre a ponta da anterior (porque assim, as pontas não irão queimar).

Foto: Reprodução

Para pincelarPincelar com as gemas e leite e deixar duplicar o seu volume.Assar em forno a 210ºC durante 20 minutos.

Ao retirar do forno, pincelar com um xarope feito por partes iguais de água e açúcar.

Rendimento: 24 unidades

Autor: Juan Manuel Herrera

Para ver a receita original, clique aqui.

Anúncios