Falsos amigos parte 2: porque aqui ninguém se ofende ao ser chamado de gordo

O primeiro post sobre os temidos “falsos amigos” fez tanto sucesso que vamos a segunda parte (pra ver o primeiro clica aqui).

Pra quem está meio perdido sobre o que estou falando, esclareço: os falsos amigos ou falsos cognatos são aquelas palavras que tem uma pronúncia (e a vezes escrita) igual ao português mas que tem um significado diferente. É engraçado, mas pode nos colocar em situações um pouco embaraçosas.

Pra evitar isso, vamos a segunda parte:

* Cartera – Billetera – Bolsa : Você entra em uma loja e quer comprar uma carteira. Mas aqui CARTERA significa bolsa. O correto seria pedir uma BILLETERA. Pra aumentar um pouquinho mais a confusão: se você pedir uma BOLSA , é bem provável que eles entendam que você quer uma sacola (tipo sacolinha de supermercado,sabe?).

Cartera-billetera'

* Cadera – Silla: Se você quer uma cadeira, deve pedir por uma SILLA. Isso porque CADERA significa quadril.

cadera-silla'

* Sorbete – Helado: todo mundo que vem pra cá já vem sonhando em provar o famoso sorvete argentino,certo? Mas se você pedir um SORBETE vão te dar um canudinho. Isso porque sorvete na verdade se chama HELADO.

sorbete-helado'

*BIZCOCHO – GALLETITAS: ao contrário do que possa parecer, BIZCOCHO não significa biscoito e sim bolo. Pra ficar ainda mais confuso, também bolo também pode ser chamado de BUDÍN ( e não pudim como muitos pensariam. No caso, pudim é conhecido como flan). Os biscoitos são as famosas GALLETITAS.

bizcocho-galletitas'* GORDO (GORDA) – PESADO (PESADA) – FLACO (FLACA) – Momento não bata em um argentino. Se alguém te chamar de GORDO/GORDA entenda que isso é um tratamento carinhoso, seria o nosso fofo/fofa. Ninguém está dizendo que você está acima do peso, a pessoa realmente tem um carinho por você, Não brigue!

Se disser que fulano é ” una persona PESADA” também não quer dizer que a pessoa está acima do peso. Nesse caso, é uma coisa ruim, a pessoa é chata, difícil de conviver (torna o ambiente pesado).

FLACO/FLACA não significam que a pessoa é fraca mas sim que é magra. Também é usado como tratamento carinhoso.

gorda-pesada' 

Conhece algum outro falso amigo? Já passou por uma situação divertida? Conta pra gente

Anúncios