Curiosidades argentinas: coisas que só acontecem por aqui!

Buenos Aires tem algumas curiosidades muito divertidas. Daquelas que te fazem ficar rindo sozinha e parecendo uma pessoa maluca na frente dos hermanos. São tantas que teremos que dividir em alguns posts.

* Elevador antigo: terror de quem tem medo de elevador (mas gente, eles são seguros,viu?), aqui muitos são bem antigos daqueles que você tem que fechar as portas. Na maioria dos prédios mais antigos, entrar em um elevador passa a sensação de estar entrando em um armário: você abre uma porta na parede e daí dá de cara com a portinha metálica que tem também tem que abrir e fechar manualmente. Já viu a confusão na hora de entrar com várias sacolas,né? Como se não bastasse isso, não tem como fazer a malandragem de mandar o elevador pro amigo quando descer do mesmo. Isso porque o botão do andar só funciona com todas as portas fechadas.

* Título músicas traduzidos: talvez uma das coisas que mais nos diverte aqui. Sim, algumas rádios TRADUZEM o nome de bandas e músicas. Já ouvimos várias vezes anunciarem uma música dos “Monos del Ártico” (Arctic Monkeys) ou então dizerem que a música que vai tocar é a “Yo quiero agarrar tu mano” (I Wanna Hold Your Hand – Beatles), “Yo quiero bailar con alguién que me ame” ( I wanna dance with somebody who loves me – Whitney Houston). Na primeira vez que escutamos achamos que o locutor estava abrindo o coração, mas não. Era o nome da música mesmo!

* Música anos 80: aliás o tema música é bem divertido. Claro que eles escutam músicas atuais, estão por dentro dos lançamentos. Mas não se surpreenda se entrar em uma loja e só escutar músicas do A-ha, Duran Duran, Abba e afins. Muitas rádios são paradas no tempo e adoram uns anos 80! Confesso que me divirto e canto junto!

A música continua a mesma, mas os meus cabelos…

* Galão de água em cima do carro: isso sempre chama a atenção de amigos quando vem nos visitar. Não, o dono do carro não esqueceu a garrafa ali em cima. Isso significa que o carro está a venda! Sempre vem acompanhado de uma plaquinha com maiores informações, mas a garrafa serve para que quem passa distraído ou de longe possa saber que o carro está a venda.

* Diz valor da passagem de ônibus e o motorista confia: isso me impressiona até hoje. Pra quem nunca andou de ônibus aqui, funciona assim: cada trecho tem determinado valor de passagem que varia em questão de centavos. Você entra no ônibus e diz pro motorista onde vai ou se já está acostumado com o trajeto, diz diretamente o valor da passagem. Muita gente só diz o valor e o motorista confia na palavra da pessoa. Nunca vi nenhuma discussão relacionada ao “você pagou menos do que devia”.

* Vinho com soda: essa curiosidade é um costume bem tradicional daqui. Muitas pessoas pedem vinho e uma garrafa de soda (água com gás) para fazer a tal mistura. Alguns botam mais vinho que água, outros mais água que vinho e deixam as crianças darem um gole. Nunca provamos mas um dia contamos como é.

Pindalolas Tango Porteño Centro Buenos Aires

Várias curiosidades ficaram de fora mas logo, logo voltamos a contar mais um pouquinho! Conta pra gente o que chamou sua atenção aqui na cidade!

Anúncios