Buenos Aires em família: programas para crianças, adolescentes e adultos nos principais bairros turísticos

Um dia desses percebi que não tinha feito um post essencial e que tem tudo a ver com o blog. Sempre que dá, tentamos reunir todos daqui de casa para explorar e desbravar as ruas de Buenos Aires. Pois bem, quem tem várias faixas etárias dentro de casa sabe como é uma arte reunir os gostos de todos e não deixar ninguém entediado e com vontade de sair correndo, não é mesmo? Pensando nisso, um post especial para quem vem pela primeira vez a Buenos Aires trazendo toda a família! As principais regiões turísticas e o que entreter cada faixa etária em cada uma delas.

Palermo

* Crianças: talvez seja uma das regiões que mais agrada os pequenos. Além do Zoológico de Palermo (post aqui), há o Planetário Galileo Galilei que sempre conta com várias atividades. Mas são em espanhol, você pode me dizer. Ok, são! Mas independente da língua, as crianças sempre ficam loucas em observar os planetas! Em relação a lojas, na região de Palermo Soho, a loja Sopa de Príncipe (post aqui) sempre enlouquece as crianças (e os crescidinhos) com seus animais de pano. A loja da Barbie em Palermo Chico vai agradar as meninas: além das roupas, um salão de beleza e um café mega e ultra rosa.

*Adolescentes: irão gostar da região de Palermo Soho. Seja pelo ambiente jovem (principalmente nos fins de semana), seja pelas lojas de roupa, pelos galpões com acessórios e roupas de artistas independentes ou lojinhas criativas. Garanto que ninguém vai reclamar em dar um passeio por aí!

*Adultos: na própria região de Palermo Soho há algumas livrarias bem gostosas como a Libros del Pasaje e vários cafés pra ficar sentado aproveitando a tarde. Em Palermo também está o MALBA (Museo de Arte Latinoamericano de Buenos Aires) que além de ter exposições bem interessantes, é lindo por dentro!

* Toda a família: Um programa que vai agradar toda a família é um passeio pelos famosos bosques de Palermo. O Rosedal e o Jardim Japonês sempre agradam a todos. São lindos (principalmente na primavera, mas o Jardim Japonês fica lindo no inverno também), tem espaço pra criançada correr, pros adolescentes exercitarem todo o potencial de fotógrafos e os pais ficarem babando!

Viagem em família Palermo Buenos Aires

Jardim Japonês, Sopa de Príncipe, Zoo de Palermo e Tripping Store

Centro

* Crianças: vou ser bem sincera: o centro da cidade não é o local favorito das crianças. A única coisa que motivava nosso priminho a seguir o passeio por essa região era a loja da Arcor. Muitas balas e chocolates, nós o conquistávamos pela barriga! Se a criança for bem enérgica também pode gostar de correr pela linda Plaza San Martin (pertinho da Florida).

* Adolescentes: para meninas as lojinhas da Florida de bijouterias como a TodoModa e Isadora. Para os meninos a avenida Corrientes tem algumas lojas HQs. Uma atração que pode agradar os dois gêneros é o Museu dos Beatles no Centro Cultural Paseo La Plaza. Trata-se do primeiro museu da América Latina dedicado aos quatro garotos de Liverpool e possui o maior acervo fora da Inglaterra dedicado ao tema.

*Adultos: acredito que são os que mais aproveitam os passeios bem turísticos dessa região: a Catedral Metropolitana, a Casa Rosada, o Café Tortoni e o Teatro Colón (alguns adolescentes também gostam bastante pela beleza e grandiosidade do lugar).

Viagem em família Centro Buenos Aires

Loja da Arcor, Teatro Colón, Casa Rosada e Todomoda

Recoleta

* Crianças: o Museu Participativo de Ciências  tem o lema “é proibido NÃO tocar”. Aqui eles aprendem brincando!

* Adolescentes: bem pertinho do museu (tanto das crianças quanto dos adultos) fica a feirinha de artesanato da Plaza Francia e o Buenos Aires Design que tem uma Morph enorme (uma loja cheia de coisinhas criativas para casa, para dar de presente, para usar na escola e até mesmo brinquedinhos pras crianças) e o Hard Rock Cafe. Ali pertinho também tem a praça onde fica a Floralis Generica (a flor de metal gigante) e onde muitos jovens ficam tomando um sol, conversando com os amigos, de papo pro ar.

* Adultos: além da feirinha Plaza Francia ali perto está o Museu Nacional de Bellas Artes que tem um acervo belíssimo e enorme.

* Toda a família: aqui em casa uma visitinha a livraria Ateneo (da Av.Santa Fé) sempre agrada. Além de ser lindíssima, tem livros para os pequenos, para os pais e os adolescentes sempre encontram alguma coisa no setor de música.

Viagem em família Recoleta Buenos Aires

Museo Nacional de Bellas Artes, Floralis Generica, Ateneo e Museu Participativo de Ciências

San Telmo

* Crianças: podem não ter muita paciência para percorrer toda a feira que acontece aos domingos em San Telmo. A estratégia é ir mostrando os artistas de rua  que são o máximo. Tem de tudo: pessoas que fingem serem levadas pelo vendo, marionetes e pessoas dançando. No famoso Mercado das Pulgas, há uma lojinha com vários brinquedos antigos o que desperta a curiosidade dos pequenos. Mas a principal atração sem dúvida é a estátua da Mafalda, localizada na calle Defensa com calle Chile. Recentemente inauguraram várias estátuas de personagens de histórias em quadrinhos bem famosos por aqui. Se chama Paseo de la Historieta e entre os personagens está o Gaturro, gato super estrela das histórias em quadrinho. Mapa aqui.

* Adolescentes: parte dos adolescentes pode achar a feira bizarra e engraçada (palavras ouvidas das adolescentes da casa). Mas algumas tem algumas lojinhas que eles gostam bastante. A Tienda Palacio e L´ago são algumas delas. Devo dizer que as bandas que tocam (geralmente tango, já que a feira é super turística) por lá também são incríveis. Mesmo quem não gosta do estilo musical, se encanta com o talento dos músicos.

* Adultos: tanto os itens das crianças como dos adolescentes vai agradar aos adultos. Além disso San Telmo é famosa por seus artigos de antiguidades, seja na própria praça Dorrego quanto no Mercado de San Telmo (Mercado das Pulagas). Talheres de prata, taças de cristal, capas de vinil, brinquedos antigos, tem pra todos os gostos.

Viagem em família Centro Buenos Aires

Mafalda, antiguidades da Plaza Dorrego e produtos das lojinhas criativas

Puerto Madero

* Crianças e adolescentes : aqui a Fragata Sarmiento faz sucesso. Trata-se de um museu flutuante no qual você recorre todo o navio, conhece todos os cantinhos e começa a imaginar como seria uma vida em alto mar. Não abre quando chove.

* Adultos: além de sentir a brisa do Rio de La Plata e tirar a famosa foto na Puente de La Mujer, Puerto Madero conta com um museu que por fora já é um espetáculo de modernidade. Trata-se do museu com a coleção de arte de Amalia Lacroze de Fortabat. Minha irmã foi com o colégio e disse que é impressionante o tamanho da coleção dela. Era conhecida como a mulher mais rica da Argentina até a sua morte em 2011. Para maiores informações: coleccionfortabat.org.ar

Viagem em família Centro Buenos Aires

Fragata Sarmiento, Puente de la Mujer e Museu com a coleção de arte de Amalia Lacroze de Fortabat.

Além desses locais, há o Shopping Abasto (no bairro de Abasto) com o Museo de los Niños que diverte bastante a garotada. É um museu interativo com os moldes de uma cidade: nele a criança pode escolher a profissão que quer brincar de exercer, fazer compras em um supermercado, ir ao banco, e por aí vai! Além disso há uma roda gigante no último andar.Não é um passeio tão turístico (afinal de contas, é um shopping) mas pode ajudar em um dia de chuva, por exemplo.

Com relação a restaurantes, é só clicar na categoria “Comidinhas” que irão aparecer todos os restaurantes, cafés, confeitarias que já fomos nesses quase 3 anos por aqui.

Pra terminar fiz um mapa “mamão com açúcar” (ainda existe essa expressão?) com tudo o que mencionei no post marcadinho, bairro a bairro para se planejarem bem. Não consegui colocar aqui no post mas é só clicar no link abaixo!

https://mapsengine.google.com/map/edit?mid=zOSMfev4L2l0.kKUVaevdBfGA

Tem alguma outra sugestão de programas em família? Conta pra gente!

Anúncios