Anuva Wines: muito mais do que uma degustação de vinhos

Vinho argentino! Como não amar? Adoramos descobrir novas marcas, novas bodegas, novas combinações de uva para poder presentear os amigos, indicar para vocês e nos dar ao luxo de umas tacinhas nos fins de semana.

Imagina a minha alegria quando recebi um e-mail nos convidando para conhecer o trabalho da Anuva Wines. A convite deles fomos fazer uma degustação e no post de hoje, vamos contar tintin por tintin como foi.

A Anuva Wines é uma empresa que oferece degustações de vinhos principalmente de Mendoza. A ideia surgiu quando um dos fundadores veio a Argentina e se apaixonou pelo país, pelos vinhos e por uma argentina. Então pensou: quantas pessoas podiam estar perdendo a oportunidade de conhecer e provar os maravilhosos vinhos de Mendoza por falta de tempo e oportunidade de ir até a região. Logo, fundou uma empresa na qual os vinhos são oferecidos para degustação e venda. Os vinhos oferecidos são exclusivos, você não os encontra em supermercados e free shops,ok?

A degustação acontece da seguinte forma: o endereço do local é secreto. Só é revelado quando você faz a reserva, mas podemos adiantar que fica em Palermo Soho. O e-mail dizia para não ter medo da porta preta, para tocar o interfone que você está no local certo! (achei divertidíssimo. Realmente, não tenham medo!). Todo esse “mistério” é para que a experiência seja o mais intimista possível: o lugar é tranquilo, o grupo de pessoas é bem pequeno (8 pessoas no máximo) para que todos possam apreciar e perguntar a vontade.

Foto: cortesia Anuva Wines

Anuva Wines degustação vinhos Buenos Aires Argentina

A degustação é oferecida em inglês. Mas para quem preferir, há a opção em espanhol e deve ser requisitada durante os trâmites de reserva.

Quando chegamos lá, fomos recebidas pela Lucy, uma americana residente em Buenos Aires que é um amor de pessoa. Atenta, simpática e te deixa super a vontade. Nos apresentou nossa sommelier, Cara, uma britânica que é simpatia pura, super apaixonada por vinhos e por toda a história que envolve cada um.

História? Sim! Além de provar os vinhos, você conhece toda a história de cada um: sua região, como surgiu e as características de cada uva.

Seríamos apresentados a cinco vinhos: dois brancos e três tintos. A cada etapa, um acompanhamento para ressaltar os sabores de cada um deles.

As estrelas da noite

As estrelas da noite

Mapa utilizado para demonstrar a região de cada vinhedo

Mapa utilizado para demonstrar a região de cada vinhedo

Começamos com o espumante Hom Sparkling, de Luján de Cuyo em Mendoza. Bem suave, bem refrescante, começamos super bem! Para acompanhar e ressaltar o sabor frutal, uma torradinha com pasta de queijo azul, rúcula, pera e nozes.

Hom Sparkling White

Hom Sparkling White

Anuva Wines degustação de vinhos Buenos Aires Argentina

Aprendemos que quanto menor são as bolhas, melhor é a qualidade do produto (quanto maiores, maior é a injeção de gás, se assemelhando a Coca-Cola e te trazendo aquela ressaca no dia seguinte).

Me apeguei ao primeiro, mas ainda tínhamos quatro taças pela frente. Partimos para a segunda.

O seguinte era um Laborum Torrontes, do Valle del Cafayate, Salta. Cara nos contou que a uva Torrontes é a única uva de origem argentina (pra quem perguntar e a Malbec, saibam que é de origem francesa). É conhecida como a “uva mentirosa”. Porque? Ah não vou contar todos os segredos, tem que provar!

Bem suave, uma delícia. Para acompanhar, sorvetes de morango e laranja com pêssego.

Laborum Torrontes

Laborum Torrontes 2013

Anuva Wines degustação de vinhos Buenos Aires Argentina

Hora de conhecer os tintos. Um bonarda e dois Malbecs.

Anuva Wines degustação de vinhos Buenos Aires ArgentinaComeçamos com o Mairena Bonarda, de Luján de Cuyo, Mendoza. Nos contou que  a princípio não era considerada uma boa uva, mas depois descobriram que a tratando de uma maneira diferente, ela tinha o seu valor. E que valor! Para acompanhar, uma picada bem argentina: queijos, salame, pães e pastinhas.

Maitena Bornarda

Mairena Bornarda 2011

Anuva Wines degustação de vinhos Buenos Aires ArgentinaDeliciosa combinação tinto-queijos. Mas ainda não tínhamos terminado. Agora vinha a degustação dos famosos Malbecs.

O primeiro deles era o San Gimignano Malbec Roble, de Maipu, Mendoza. Segundo Cara, é um vinho premiadíssimo, mas nos deixaria provar primeiro para saber se achávamos se fazia jus ao prêmio. Para acompanhar, uma deliciosa empanada de carne.

San Gimignano Malbec Roble

San Gimignano Malbec Roble 2012

Anuva Wines degustação de vinhos Buenos Aires ArgentinaDe acordo com os nossos animados companheiros de mesa, esse vinho é como todos os vinhos tintos deveriam ser: encorpado, intenso e com gosto de vinho! Depois da quarta taça, todas as teorias vão surgindo, acredite! Não somos experts em vinho, mas podemos dizer que eles tem razão. Muito saboroso!

Para terminar, um Carinae Finca Deneza Malbec, de Luján de Cuyo, Mendoza. Segundo Cara, esse é um vinho com uvas bem concentradas. Para acompanhar, trufas artesanais  de chocolate amargo,elaboradas por eles.

Carinae Finca Deneza Malbec

Carinae Finca Deneza Malbec

Anuva Wines degustação de vinhos Buenos Aires ArgentinaE bota intenso nisso! Para o nosso paladar, foi o mais forte de todos. Casou super bem com as trufas.

Durante a degustação, Cara nos perguntava que gosto e aroma sentíamos (calma! Sem pressão, segundo ela não existe resposta tonta nem resposta errada), nos contava com que tipo de comida os vinhos combinavam. A degustação é bem dinâmica, a mesa vai se animando e relaxando com o passar do tempo e o ambiente é super agradável! É uma experiência na qual você não precisa entender de vinhos, basta apreciá-los. São mais ou menos uma hora e meia-duas horas de degustação que passam voando! No final, você ainda pode repetir o seu vinho preferido. Fui com o primeiro (Hom Sparkling) que ganhou meu coração e paladar e minha mãe foi de Laborum Torrontes. Para duas apaixonadas por tinto escolherem os brancos, imagine como eles eram!

No final te apresentam uma lista com os vinhos disponíveis e você pode encomendá-los. Os preços são bem acessíveis, uma oportunidade de levar na mala vinhos e uvas não tão conhecidas.

Experiência ótima, uma tarde-noite super agradável.Deixando claro que fomos convidadas a conhecer a degustação, mas que a opinião é totalmente pessoal. Indicamos porque gostamos e repetiríamos a visita. Além disso a equipe é incrível: super atenciosos, tiram todas as suas dúvidas, cuidam pessoalmente de todo o processo e te deixam super confortável. Vinhos e degustação mais do que indicados!

Pra quem ficou curioso:

Anuva Wines

Como reservar? Através do site da Anuva Wines. Lembrando que são poucas vagas por horário. Geralmente as degustações ocorrem na parte da tarde(verifique o site para saber as disponibilidades). Lembrando sempre que caso queiram que a degustação seja em espanhol, enviem um e-mail a information@anuvawines.com.

Valor: U$ 52 doláres, pagamento com cartão de crédito.

O que inclui? Degustação de 5 vinhos de produção limitada de bodegas boutiques e  5 pequenos acompanhamentos para cada um deles.

Duração:1h30min – 2h.

Para maiores informações:

Site: www.anuvawines.com

Telefone na Argentina: (15) 5768-8589

 

Muchísimas gracias, Joe, Lucy y Cara por la invitación, por la amabilidad y por la experiencia. Nos encantó todo!

Un gusto conocerles!

Anúncios