“Sale con fritas!”: expressões argentinas divertidas

Um dos posts que mais gosto de fazer são os culturais. É claro que é ótimo poder apresentar novos lugares, restaurantes e passeios a vocês. Mas poder transmitir um pouquinho do dia a dia, da cultura argentina é muito divertido. A ideia é fazer com que vocês cheguem ao país um pouco mais familiarizados com alguns costumes e expressões.

Por falar nisso, há tempos venho pensando em fazer um post sobre algumas expressões engraçadas que os argentinos usam. Então chega de pensar e mãos a obra! Com vocês algumas expressões mais faladas no dia a dia.

* Morfar: nada a ver com os famosos Power Rangers e o seu “hora de morfar!” Aqui a palavra é usada com o significado de “comer muito!”  Exemplo: “Me morfé un plato de papas fritas!”

* Le faltan un par de jugadores en la cancha: seria como o nosso “tem um parafuso a menos”. Para dizer que a pessoa é meio maluca.

* No tiene los patitos en la fila: outra forma de dizer que a pessoa é meio maluca.

Fonte: Pinterest

* Ni en pedo: nem pensar! Exemplo: “¿Sos loco? Ni en pedo me tiro desde esta altura!”
*¡Compráte un perro!: uma maneira de negar ou rejeitar alguma coisa. Exemplo: “- Me debés diez pesos, pibe…” “- ¡Compráte un perro! (Pausa) ¡Yo no te debo nada!”

Foto: Pinterest

* Estar en el horno: Ter algum problema. Exemplo: “¡Mi vieja no me larga un peso, estoy en el horno!”

* No me rompas las pelotas: o bom e velho “não me encha o saco” versão argentina.

* Se olvidó la pastillita: usada para dizer que alguém está alterado, que esqueceu tomar seu tranquilizante. Exemplo: “Te olvidaste la pastillita hoy, eh?”

* Bajate un cambio: seria tipo “dá um tempo”. Exemplo: “Bajate un cambio, flaco!”

* Sale con fritas: seria para indicar que não há problemas, que será resolvido rapidamente. Exemplo: “-¿Qué onda el examen de mañana?” “-¡Sale con fritas!”

 

* Andá a cantarle a Gardel: nunca ouvi mas achei o máximo! Seria o nosso “vai ver se eu tô na esquina”, para dispensar alguém.

Conhecem, usam ou gostam de outra expressão? Contem pra gente! 

