Receitas argentinas: fosforitos, um e-mail e uma vontade

Há algum tempo atrás recebi um e-mail da leitora Margareth me perguntando sobre uma comida argentina da qual eu nunca tinha ouvido falar: os foforitos. Segundo ela, duas amigas haviam experimentado em sua viagem e ela ficou “aguada” imaginando como seria. Ela me pedia uma receita, uma indicação, queria tentar fazer em casa e matar a curiosidade (e vontade). Fiquei super curiosa e comecei a procurar o tal fosforito pela cidade.

Demorei um pouquinho mas achamos. Trata-se de uma massa folhada recheada com presunto e queijo e com uma cobertura de açúcar. O que compramos era gostosinho, mas nada de outro mundo. Mas a ideia era realmente boa e chegamos a conclusão que a padaria não era das melhores. Então decidimos tentar fazer em casa. E o resultado foi ótimo!

São crocantes e misturam bem o doce com o salgado. Fáceis e práticos, são uma ótima opção para a hora do lanche.

Margareth, demorei mas não me esqueci de você! Achamos uma receita mais fácil e que dá super certo! Esse post é pra você! Com vocês os deliciosos fosforitos!

Fosforitos

Foto: La Salteña

 1 pacote de massa folheada (aqui na Argentina são as Tapas de Pascualina Hojaldre)

Manteiga derretida

Açúcar

Presunto

Queijo

Serão necessárias duas placas de massa folheada (então se vier um rolo de massa, divida-o ao meio). Unte uma das placas com a manteiga derretida e cubra com a outra placa restante. Pressionar com os dedos e pincelar novamente a manteiga derretida. Cortar em quadrados de 5cm x 5cm. Polvilhe açúcar em cima dos quadrados e os coloque em uma forma untada com manteiga. Asse em forno pré-aquecido a temperatura média a alta (190°C) durante 15 minutos (ou até dourar).

Retire do forno, corte os quadrados ao meio (para poder rechear como se fosse um sanduíche) e recheie com presunto e queijo. Volte os fosforitos ao forno para derreter o queijo.

 Receita original aqui.

Depois nos contem o que acharam.

Tem alguma sugestão de post, alguma curiosidade, mande um e-mail pra gente!

Gracias Margareth pela participação!  =)

 

Anúncios