Visita Guiada a Casa Rosada: histórias, curiosidades e paredes amarelas!

Estamos aqui em Buenos já fazem 3 anos. Logo,logo nosso prazo chega ao fim (calma, não chorem, teremos posts de outros lugares). Então estamos aproveitando para fazer uns passeios super turistas. Sim, acreditem, ainda não fizemos todos os circuitos turistões. Por falta de tempo, por deixar pra fazer um dia, enfim, aquela velha história de ir empurrando com a barriga,sabem?

Aproveitando a visita de amigas queridas, fomos fazer um que sempre tivemos vontade e curiosidade: a visita guiada na Casa Rosada.

Sempre tiramos fotos dela por fora mas nos perguntávamos como seria tudo lá dentro.

As visitas acontecem aos fins de semana e feriados, porque assim não tem ninguém do governo trabalhando (não, você não terá a mínima chance de cruzar com a Cristina K).

Então escolhemos um sábado lindo, céu azul, carregamos as câmeras e bora ser turista!

Visita guiada Casa Rosada Buenos Aires Argentina

Visita guiada Casa Rosada Buenos Aires Argentina

Funciona assim: aos sábados, domingos e feriados eles abrem os portões da Casa Rosada de 10h as 18h. Geralmente os seguranças organizam uma fila ali no portão e rapidamente você entra no palácio. Passamos por um detector de metais e depois fomos até a seguinte fila (sim, paciência, há outra fila) para pegar uma senha. Você espera ali no saguão principal até chamarem o número do seu grupo. A visita é gratuita.

A primeira surpresa: a Casa Rosada por dentro é amarela!

Visita guiada Casa Rosada Buenos Aires Argentina

Saguão principal

Não contarei todos os detalhes pra não acabar com a surpresa do passeio. A guia que nos acompanhou era super simpática, atenciosa, respondia a todas as perguntas. No dia em que fomos estava muito cheio (devido as férias de inverno) e não havia visitas em português, somente em espanhol. Mas pelo site oficial informam que há sim visitas guiadas em português.

O passeio dura uma hora e percorre várias salas do palácio: uma com várias obras de artes de pintores argentinos, a sala em homenagem as mulheres argentinas (inaugurada como parte dos eventos do bicentenário da Revolução de Maio), um local com fotos e vídeos dos argentinos mais influentes no mundo (e aí estão atletas, músicos, atores. Com certeza vocês identificarão algumas caras conhecidas) e por aí vai. Sempre com muitas passagens históricas e curiosidades sobre cada canto da Casa.

 

Visita guiada Casa Rosada Buenos Aires Argentina

Visita guiada Casa Rosada Buenos Aires Argentina

Sala em homenagem as mulheres argentinas: atualmente a presidente Cristina a utiliza para fazer alguns pronunciamentos nacionais.

No pátio central nos contam que na verdade a Casa Rosada é composta por duas construções que foram interligadas. Se você reparar bem do lado de fora, notará que as janelas, por exemplo, são de estilos diferentes. E também nos contam o motivo da cor da pintura. Seria a mistura de cor dos partidos políticos? Seria a teoria do sangue? Mistério, vou deixar pairando no ar… 😉

Visita guiada Casa Rosada Buenos Aires Argentina

E finalmente somos guiados a parte mais esperada da visita: a Plaza de Mayo vista da sacada e o gabinete presidencial.

Infelizmente não nos deixam tirar fotos do gabinete presidencial, por questões de segurança. Então para conhecer, só fazendo a visita.
Visita guiada Casa Rosada Buenos Aires Argentina

Visita guiada Casa Rosada Buenos Aires Argentina

Sala dedicada a Evita Perón. Aquele vestido lá no fundo era da própria.

Daí que você está saindo meio tristonho porque não conseguiu tirar foto da sala da Cristina. E eles aparecem com essa sala linda, toda trabalhada no ouro. Aqui são realizados alguns eventos oficiais, como recepções a autoridades internacionais. Linda e cheia de detalhes, as câmeras piram!

Visita guiada Casa Rosada Buenos Aires Argentina

 

Um passeio pela história argentina, uma arquitetura linda, vale a pena! Aproveitem um fim de semana e dêem uma passadinha por lá! As fotos ficam lindas e ainda conhecem um pouco mais do passado da nossa querida Argentina.

Pra quem ficou curioso:

Visita guiada a Casa Rosada – Balcarce 50 (a entrada fica na Plaza de Mayo).

Dias e horários: Sábados, domingos e feriados de 10h-18h.

Entrada a cada 10 minutos (quando fomos esperamos cerca de 1h;ao retirar a senha perguntem qual é a previsão de espera) e duração da visita de 60 minutos.

Visitas em português, espanhol e inglês (outra vez: perguntem. No dia em que fomos somente tinham visitas em espanhol).

Entrada gratuita!

Para maiores informações: www.presidencia.gob.ar/la-casa-rosada/visitas-guiadas

Anúncios