Datas comemorativas divertidas da Argentina!

Nesse último domingo foi comemorado o “dia das crianças” aqui na Argentina. E no Brasil o “dia dos pais”. E daí veio a confusão pra explicar pra família que não era dia de um e sim do outro. Daí começamos a pensar em como algumas datas aqui são diferentes das do Brasil e como existem comemorações divertidas que vamos incorporar ao nosso calendário pra sempre!

* Dia do amigo (20 de julho)

Super comemorado! As lojas fazem promoções, os restaurantes fazem menus especiais, as pessoas realmente lotam os lugares. Talvez seja uma das comemorações mais esperadas do ano.

Reprodução: Pinterest

 

* Semana de la dulzura (primeira semana de julho)

A data foi criada em 1989 como consequência da campanha publicitária “uma guloseima por um beijo” da marca Arcor.

Nessa semana as pessoas presenteiam umas as outras com guloseimas em troca de um beijo. Os kioskos bombam, todo mundo trocando balinhas, bombons, levando facturas (pães doces) pro trabalho, é uma delícia!

* Dia da Primavera (21 de setembro)

Deveria ser decretado o dia do bom humor. Por que nunca vi um dia onde as pessoas são tão felizes! Todo mundo sorrindo, trocando gentilezas, geralmente até o clima colabora e sai um solzinho com calor. Depois de longos 3 meses de frio é fácil entender o motivo de tanta felicidade,né? As vitrines das lojas ficam enfeitadas com flores e um “Feliz primavera!”, alguns locais dão flores de presente, uma coisa! Um taxista nos contou que alguns anos atrás as lojas da Avenida Santa Fé faziam um concurso de vitrines e a mais bonita ganhava um prêmio (me contou saudoso, disse que adorava e que deveriam voltar com esse costume porque era lindo…).

A data coincide com o “dia do estudante” no qual os alunos do ensino médio e faculdade são liberados das aulas e vão se reunir nas praças com os amigos. Fazem pic-nic, jogam futebol, enfim, lotam qualquer grama da cidade!

Reprodução: Pinterest

* Dia do animal (29 de abril) 

Esse foi o primeiro ano que ouvi falar dessa data. Desejaram “um lindo dia” ao nosso cachorro. Agradeci e fiquei com cara de “obrigada pela gentileza, mas porque?”. Daí me contaram que era o dia do animal. Ok então…

Reprodução: Pinterest

Como disse no início do post, a maioria das nossas datas festivas não coincidem com as deles. Então deixo aqui uma listinha para vocês se situarem e quem sabe, comemorar uma das datas em terras argentinas.

* Dia das mães: terceiro domingo de outubro

* Dia dos pais: terceiro domingo de junho

* Dia das crianças: segundo domingo de agosto

* Dia dos namorados: 14 de fevereiro (Valentine´s Day)

* Dia dos professores: 11 de setembro

E vocês conhecem alguma outra data celebrada aqui na Argentina? Contem pra gente!

Anúncios