Falsos amigos parte 3: as famosas palavras que parecem, mas não são…

Sempre temos um retorno muito bom com os posts de cultura local. Vocês não sabem como isso é bom! Saber que vocês gostam de saber mais sobre a história, costumes, expressões e curiosidades dos queridos hermanos. Hoje mesmo, várias pessoas chegaram no blog através de pesquisas sobre expressões da Argentina. Logo pensei em repetir a dose de um dos posts que mais me divirto fazendo: os falsos amigos.

Falsos amigos são aquelas palavras que possuem a pronúncia ou escrita muito parecida ao português, mas que tem o significado totalmente diferente. Daí todas as confusões (que podem ser bem divertidas!). Pra quem não lembra, tem esse post aqui e esse aqui com mais exemplos! Aproveitem!

* ACORDAR – DESPERTAR: ACORDAR por aqui não tem o sentido de sair de um estado de sono e sim de lembrar de algo. O nosso acordar depois de dormir, seria DESPERTAR.

Falsos amigos espanhol acordar-despertar

* BERRO – GRITO: BERRO não é uma variação da palavra grito e sim o nome dado ao agrião! Um berro (grito) é chamado de GRITO mesmo…

Falsos amigos berro-grito'

* PASTA – CARPETA: motivo de várias confusões quando chegamos por aqui! PASTA é macarrão (sim, eu sei que em português também usamos essa palavra). O problema era ter que comprar material escolar e explicar para a pessoa da papelaria que queríamos uma pasta! Rá! Daí complica, certo? Pois bem, pastas e fichários são chamados de CARPETA.

Falsos amigos pasta-carpeta'

* BORRACHA – GOMA: meninas nada de dizer que vocês precisam de uma BORRACHA, que vão entender que vocês querem ficar bêbadas (BORRACHA significa bêbada por aqui). Se vocês querem uma inocente borracha escolar, devem pedir por uma GOMA.

Falsos amigos borracha-goma'

* OFICINA – ESCRITORIO – TALLER: mega confusão com esse trio de palavras! OFICINA significa escritório. ESCRITORIO significa escrivaninha, mesa de trabalho. E oficina (de costura, de pintura, etc) é um TALLER. Nó na cabeça, eu sei! Mas com o tempo (e depois de alguns erros…) você se acostuma.

Falsos amigos oficina-escritorio-taller'

* PAPA – BATATA: essa é clássica, sempre dá confusão em restaurantes! Se você quer comer batata deve pedir PAPA. Caso peça BATATA irão te servir batata doce, ok?

Falsos amigos papa-batata

 

Vocês já foram “vítimas dos falsos amigos”? Contem pra gente suas histórias!

Anúncios