De olho nas verdulerias: frutas e legumes para provar em BsAs!

Que Buenos Aires tem opções maravilhosas de restaurantes e cafés todo mundo está cansado de saber,né? (e se não está, é só clicar na categoria comidinhas, pra entender o que eu estou falando!). Mas hoje estou aqui para dar outra dica para vocês: por favor, deem um tempinho para conhecer/explorar uma verduleria!

A verduleria nada mais é do que o nosso famoso hortifruti, sacolão,quitanda, chame como quiser. Legumes, frutas, verduras. Mas você pode me perguntar: porque devo dar atenção a esses lugares, fruta é fruta, muito parecido. E é aí que você se engana! Dividirei o post em duas opções: para provar diretamente da verduleria (tipo comprou, lavou, provou) e opções para comer no restaurante.

Para comprar, lavar e provar

* Ciruela (ameixa)

Não sou uma pessoa das ameixas. Passamos o Natal no Brasil, e na casa da nossa família sempre tem. Nunca chamou minha atenção. Meio a contra gosto provei a da Argentina e…muito boa! Docinha!!!

Quando: de dezembro a abril mais ou menos.

* Arándano (mirtilo, blueberry)

Item obrigatório! Os arándanos são facilmente encontrados em qualquer verdulería. Mas para quem não quiser comprar uma caixinha, pode provar também no B-blue, restaurante natural delícia de Palermo Soho. Eles possuem uma plantação própria da frutinha e a utilizam em molhos para saladas, sucos, crumble (delícia!!!).

Quando: de junho a outubro.

arandano frutas verduleria Buenos Aires

* Pomelo (grapefruit, toranja)

Acredito que seja a fruta mais tradicional e com a cara de Buenos Aires (talvez da Argentina, mas isso não posso afirmar já que não saí de Buenos Aires). É uma fruta polêmica: tem quem ame e quem odeie. Confesso que não somos muito adeptos dela. Mas se você tem vontade de provar, Buenos Aires é o lugar!

Quando: o ano todo. Não só na forma de fruta, como em refrigerantes, águas saborizadas e por aí vai!

* Frutilla (Morango)

Um momento de silêncio em homenagem ao morango argentino.

Sim, porque te juro que nunca comemos um morango tão maravilhosamente bom como o argentino. Momento de felicidade da família quando chega a temporada! O dono da verduleria até sorri quando nos vê na esquina! Não falta nunca na geladeira (entendeu o grau de loucura?). E o melhor? Vende de quilo!!! Em 2014, na alta temporada, comprávamos 1kg por 25 pesos. Façam as contas. Loucuraaaaa!!! ❤ ❤ ❤ Dá pra comprar um saquinho e comer feliz pelas praças de BsAs.

Se vocês ainda não entenderam, deixo uma foto para ilustrar (porque além de deliciosos eles são gigantes e super vermelhos).

Quando: de junho a novembro, mais ou menos (os melhores aparecem em setembro-outubro).

morango frutas verduleria Buenos Aires

* Manzana (maçã), peras 

Aí você me pergunta: “E eu vou sair do Brasil pra provar maçã e pera na Argentina?”. E eu te digo: tente! A maçã é bem diferente (mais firme, com mais suco, não sei explicar bem) assim como a pera. Tenta,vai…compra uma pra levar como lanchinho em um passeio.

Quando: o ano todo.

* Cereza (cereja)

Já deu pra perceber que as frutas vermelhas tem força total nas verdulerías, né? O ano inteiro, pelo menos uma delas está presente nos caixotes de madeira.

Com a cereja não é diferente: lindas, super vermelhas, super suculentas, sucesso absoluto na família. Outra que dá pra comprar a quilo e sair feliz com um saquinho pelas ruas de BsAs.

Quando: de novembro a fevereiro, mais ou menos.

cereja frutas verduleria Buenos Aires

Para procurar nos restaurantes

* Tomate Perita

Esse tomate é diferente do tomate comum. É compridinho, bem vermelho e mais suave, docinho. A maioria dos restaurantes tem algum prato com ele, uma salada, enfim. Tentem prová-lo e depois me contem. Pra quem vai alugar um apartamento, se resolver se aventurar na cozinha, tentem cozinhar alguma coisa com ele. Não irão se arrepender.

Quando: o ano inteiro.

* Albahaca (manjericão)

Geralmente acompanha o tomate nos pratos. A diferença aqui é que é uma folha super fresca, que muda totalmente o sabor. A sugestão é pedir alguma pizza com ele, algum molho de tomate (salsa tuco), para tentar provar e ver como o casamento é perfeito!

*Calabaza, zapallo (abóbora)

Nunca vi tantos tipos de abóbora em um só lugar como nas verdulerias em BsAs. Nunca tinha comido, nunca chamou a minha atenção um prato com ela (tirando o doce maravilhoso da minha querida avó mineira). Até que provei. E hoje em dia sou louca por abóbora! Os pratos são uma delícia, com muitas variedades. Alguns dos preferidos: o sorrentino recheado com abóbora do Tiendas Naturales, a sopa de abóbora do B-Blue, a abóbora com queijo do Miranda. Além disso existe o purê de abóbora, abóbora assada, torta de abóbora e por aí vai!

Quando: o ano inteiro.

abóbora frutas verduleria Buenos Aires

As verdulerias são super fáceis de serem encontradas! Na sua próxima visita a Buenos Aires, dedique alguns minutinhos a elas! Além de encontrar essas gostosuras, as fotos ficam lindas!

Para os que já conhecem, contem pra gente o que provaram! Alguma sugestão para acrescentar na lista? Deixe seu comentário!

Anúncios